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A Importância da Layoutização Eficiente para o Supermercado


Bem-vindo ao nosso universo de soluções em marcenaria, onde a arte de transformar madeira em ambientes funcionais ganha vida! Aqui, na Bemarc Soluções em Marcenaria, acreditamos que cada projeto conta uma história única, e é com paixão e habilidade que moldamos ideias em móveis que transcendem a função, tornando-se parte integrante de lares e espaços comerciais.

Para enriquecer ainda mais nossa jornada pelo mundo da marcenaria, decidimos convidar alguns especialistas renomados do setor do varejo. Eles compartilharão conosco seus insights valiosos sobre os temas mais relevantes, proporcionando uma visão aprofundada e inspiradora. Nessa participação convidamos o escritório de arquitetura "Santo Traço Design para Varejo" representado pelo sr. Douglas Madureira, designer e sócio do escritório para debater sobre o tema "A Importância da Layoutização Eficiente para o Supermercado". A Importância da Layoutização Eficiente para o Supermercado.

Olá! Sou Douglas Madureira, atuo como designer de varejo há 23 anos e sou sócio do Santo Traço, um escritório de design especializado em varejo e consumo. Com mais de 10 anos no mercado o Santo Traço, tem dentre outros segmentos, uma grande atuação em Design de Supermercados, e posso afirmar com confiança que a layoutização eficiente desempenha um papel crucial no sucesso de qualquer supermercado.

A forma como os setores da loja são distribuídos e apresentados ao cliente durante a jornada de compra tem um impacto direto nas vendas, na experiência e fidelização dos clientes. Além disso, o uso correto de expositores e a criação de ambientes propícios para o consumo são elementos essenciais que não podem ser ignorados.

(Sócios Santo Traço Design para Varejo)

Nesta matéria, eu vou aprofundar um pouco de cada um desses aspectos e para que você possa fazer a diferença em seu supermercado.

Distribuição Estratégica dos Setores da Loja:

A distribuição dos setores da loja deve ser cuidadosamente planejada para facilitar a jornada de compra do cliente. Isso significa avaliar os motivos de compra do cliente e pensar em uma ordem que faça sentido nessa jornada, permitindo inclusive que produtos correlatos possam estar próximos uns dos outros. Por exemplo, itens de padaria e laticínios podem estar próximos, tornando mais fácil para os clientes encontrar todos os ingredientes para um café da manhã completo. É importante ressaltar que a jornada de compra de uma loja sempre é pensada a partir da realidade de cada loja. O bairro onde a loja está instalada, seu formato arquitetônico, as suas estratégias comerciais, o perfil do seu cliente e a característica de cada setor são variáveis que tem papel decisivo na hora de planejar essa jornada em um supermercado. Por exemplo: Existem lojas que tem características mais populares e compras de baixo volume e alto giro, nesses casos, é importante considerar a localização de produtos como itens de mercearia básica, mais próximos à entrada da loja. Isso atrai os clientes para o interior da loja, aumentando as chances de compras adicionais. Outras lojas acabam tendo características mais de conveniência, que nesses casos podem trabalhar itens sazonais estrategicamente posicionados nas áreas de destaque e maior movimento da loja, aumentando a venda desses produtos de acordo com a época do ano.

Características dos Setores

Entender que setores possuem características distintas também ajuda a planejar um layout de loja mais estratégico e criar uma jornada de compra que possa conduzir o cliente. Dentro de um supermercado existem alguns tipos de categorias: Destino – São aqueles principais setores que levam o cliente até a loja e esse tipo de produto tem o “poder” de conduzir o cliente pela loja. Esses setores devem estar posicionados de maneira estratégica induzindo o cliente a percorrer por toda a loja, alguns exemplos de setores destino: Açougue, Bebidas, Padaria, Hortifruti, Limpeza, Mercearia Básica

• Recorrência – Esses são setores responsáveis por fazer o cliente retornar constantemente, trazem movimento diário para a loja: Padaria e Hortifruti são um bom exemplo desse tipo de setor Conveniência e Oportunidade – São aqueles produtos responsáveis pelas famosas e desejadas compra por impulso, o cliente nem sempre está procurando por esse tipo de produto, mas diante de uma oferta ou uma promoção acaba comprando o produto pela oportunidade apresentada. Esses produtos devem ser expostos em locais de tráfego de clientes. Exemplo: Doces, Salgados, Pilhas Promocionais Valor Agregado – São itens que tem valor percebido mais alto pelo cliente, trazem imagem de diferenciação para a loja: Exemplo: Adega, Cervejas Especiais, Doces e Chocolates Especiais, Carnes Premium, Eletrônicos.


Uso Correto de Expositores:

Os expositores desempenham um papel fundamental na exposição e valorização de produtos e aumentam as oportunidades de venda. Eles devem ser usados de forma inteligente e estratégica ao longo do percurso do cliente. Por exemplo:

  • Gôndolas: As gôndolas são maioria dentro de um supermercado e são ideais para a exibição de produtos de alto giro e necessidade básica. Itens de mercearia básica, produtos de limpeza podem ser organizados em gôndolas, facilitando o acesso e a compra.

  • Checkstand: São posicionados próximos aos caixas, com itens de compra por impulso, como chocolates, salgadinhos e bebidas refrigeradas, onde os clientes têm maior probabilidade de pegá-los antes de sair.

  • Expositores de Promocionais: São expositores para trabalhar promoções e ofertas de produtos. Eles não só aumentam as vendas desses produtos, como tambémchamam a atenção dos clientes para promoções especiais.

  • Expositores Especiais: Esse tipo de expositor tem como principal função gerar atração para o cliente e valorizar os produtos expostos. Eles podem ser desenvolvidos em marcenaria, serralheria ou ambos, e devem ser usados para destacar produto. Exemplos: expositores de hortifruti, expositor de padaria, expositores de vinhos, churrasco

3. Ambientes Propícios para o Consumo:

Supermercados não são apenas locais para compras, mas também um local onde as pessoas podem viver experiências marcantes. Criar ambientes propícios para o consumo tem como objetivo aumentar o tempo que os clientes passam na loja e incentivá-los a comprar mais. Trabalhar a ambientação da loja e a comunicação visual de cada setor é fundamental não apenas para orientar o cliente no ato da compra, mas também por envolver o cliente e aguçar o desejo pelo consumo. Criar áreas de degustação de produtos no interior da loja também é uma ótima maneira de estimular o consumo, essa pode ser tanto uma ação pontual ou recorrente em sua loja, produtos como queijos, vinhos, frutas costumam dar muito resultado com esse tipo de ação.

Se você deseja melhorar a performance do seu Supermercado e assim como eu, acredita que a layoutização é o caminho mais eficiente, mas não sabe por onde começar. Você pode contar com a ajuda do Santo Traço, entre em contato conosco através do nosso site (www.santotraco.com) , e juntos vamos planejar o melhor para a sua loja! Douglas Madureira - Santo Traço Design para Varejo Telefone para contatao: (11) - 98245-8789

Na sua opinião qual o grau de impacto de uma layoutização eficiente em sua loja?

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Blog do Especialista Bemarc Soluções em Marcenaria

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